Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de maverickint
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Localização
    Natal-RN/ Fernando de Noronha-PE
    Idade
    40
    Posts
    141

    Tornado 2005 queimou o retificador

    Boa noite a todos tive uma ótima surpresa o fusível do relê de partida queimou do nada hj coloquei outro e vi uma fumaça (pouca fumaça) vindo da frente da moto, em seguida queimou novamente o fusível, dai verifiquei a fiação na frente da moto e tudo ok sem nenhum grudado (em curto), então desliguei o retificador coloquei outro fusível e toquei o bonde para casa.

    Observei esses dias que o retificar estava esquentando muito, não cheguei a colocar outro pois pensei que possa ser o estator, e fiquei na dúvida agora??? Agradeço desde já a ajuda.

    Coloquei outro retificador e continua esquentando, será o estator?

    Chicote foi colocado novo ano passado. Todos os contatos limpos e sem zinabre.

    Procurei na net vídeos de teste de estator e o meu está dentro do que foi dito.

    O dúvida cruel.
    FAN ES (Preta) 125 2012 - EX

    Twister (Vermelha) 2007 - EX

    Shadow 600 (Amarela) 99/00 - EX


    Tornado (Preta) 2005 - Atual

    CB500 (Preta) 2003 - Atual


    Vivendo e Aprendendo esse é o lema da vida...

    ""Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar""

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    chicote novo é? hmmmm, parte da frente é? logo onde flexiona com guidão é? hmmm... parece que esse chicote ja ta abrindo o bico hein...
    amigão, se queimou fusível, com certeza alguma coisa está em curto e seu retificador/estator estão pagando o pato!!

    -experimenta desligar o retificador do chicote e medir a voltagem nele com motor ligado pra saber se está regulando (nem precisa acelerar muito a moto, pois em vazio pode sobrecarregar)
    -verifica a voltagem na bateria com a moto desligada e com a chave desligada/ligada para ver se a voltagem cai muito
    -desliga retificador do chicote, desliga a bateria, desliga a moto em si e tixa o fusível, verifica se algum polo dele ta aterrando (se tem ligação com o quadro)!!

    - - - Updated - - -

    verifica seu motor de partida se alguma conexão está aterrando (se possível dentro dele também!)
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de maverickint
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Localização
    Natal-RN/ Fernando de Noronha-PE
    Idade
    40
    Posts
    141
    Vlw Vulcan sempre vc para ajudar a todos aqui.

    Então coloquei o chicote novo ano passado. O chicote da tornado e único de ponta a ponta, a parte que vem do quadro até a frente da moto.

    A fumaça acho que foi na hora que o retificador foi para o saco pois depois que queimou o fusível coloquei o reserva e foi nessa hora que deu a tal fumacinha.

    Os únicos fios que ficaram foram os rabichos do acendedor do farol e pisca e o do botão corta corrente e partida.

    A voltagem de carga está entre o 13 e 14 volts no multímetro na bateria e a moto ligada.

    Desliguei o plug do retificar e verifiquei a voltagem que vem dos fios amarelos (que vem do estator) todos deram pouco mais de 13 volts isso com um dos fios do multímetro em um dos fios amarelos e outro no negativo ou melhor no parafuso da balança.

    Essa do motor de arranque vou verificar então. Acho que domingo.

    Mas fui ver outra tornado de um amigo e a dele depois de ligada com uns 5 minutos o retificador dele nem esquenta já o meu que coloquei já dá para sentir que está morno, daí é que fiquei com receio de queimar esse retificador se eu ficar andando por mais tempo.

    Será que seja tbm por eu sempre andar com o farol apagado influência nesse calor no retificador?

    Será que mais alguém sente essa peça esquentando?
    FAN ES (Preta) 125 2012 - EX

    Twister (Vermelha) 2007 - EX

    Shadow 600 (Amarela) 99/00 - EX


    Tornado (Preta) 2005 - Atual

    CB500 (Preta) 2003 - Atual


    Vivendo e Aprendendo esse é o lema da vida...

    ""Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar""

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por maverickint Ver Post
    Vlw Vulcan sempre vc para ajudar a todos aqui.

    Então coloquei o chicote novo ano passado. O chicote da tornado e único de ponta a ponta, a parte que vem do quadro até a frente da moto.

    A fumaça acho que foi na hora que o retificador foi para o saco pois depois que queimou o fusível coloquei o reserva e foi nessa hora que deu a tal fumacinha.

    Os únicos fios que ficaram foram os rabichos do acendedor do farol e pisca e o do botão corta corrente e partida.

    A voltagem de carga está entre o 13 e 14 volts no multímetro na bateria e a moto ligada.

    Desliguei o plug do retificar e verifiquei a voltagem que vem dos fios amarelos (que vem do estator) todos deram pouco mais de 13 volts isso com um dos fios do multímetro em um dos fios amarelos e outro no negativo ou melhor no parafuso da balança.

    Essa do motor de arranque vou verificar então. Acho que domingo.

    Mas fui ver outra tornado de um amigo e a dele depois de ligada com uns 5 minutos o retificador dele nem esquenta já o meu que coloquei já dá para sentir que está morno, daí é que fiquei com receio de queimar esse retificador se eu ficar andando por mais tempo.

    Será que seja tbm por eu sempre andar com o farol apagado influência nesse calor no retificador?

    Será que mais alguém sente essa peça esquentando?
    "A voltagem de carga está entre o 13 e 14 volts no multímetro na bateria e a moto ligada." voltagem OK

    "Desliguei o plug do retificar e verifiquei a voltagem que vem dos fios amarelos (que vem do estator) todos deram pouco mais de 13 volts isso com um dos fios do multímetro em um dos fios amarelos e outro no negativo ou melhor no parafuso da balança." OPA!! voltagem do amarelo com amarelo? amarelo com chassis não pode ter energia se o regulador está desligado! amarelo com amarelo gera bastante voltagem por não ter carga nem estar regulado! com motor e regulador desligado da pra medir a resistência dos fios amarelos de um com outro e verificar se o estator está ok:



    pelo que me lembro agora (confundi antes) o regulador da Tornado é de plug unico, contrário do da twister (que também funciona igual). se conseguir ligar os 3 fios amarelos no regulador e pegar medição do verde com vermelho vai dar pra saber (com motor ligado) se ele está regulando ou não.

    "Será que seja tbm por eu sempre andar com o farol apagado influência nesse calor no retificador?

    Será que mais alguém sente essa peça esquentando?"


    --> seu farol é 35/35 ou 55/60? normalmente quando se troca pra maior potência na lâmpada, vai pro saco o regulador e junto o estator... mas quando usa farol aceso neh!

    regulador só esquenta quando passa muita energia nele (algo consumindo mais energia que o normal) ou ele dissipa excesso de energia (lampada queimada)...
    Última edição por Vulcan; 15-07-16 às 20:51.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de maverickint
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Localização
    Natal-RN/ Fernando de Noronha-PE
    Idade
    40
    Posts
    141
    Desculpa Vulcan me expressei de forma incorreta.
    Coloquei um fio (vermelho)do multímetro em cada um dos fios amarelos do estator um de cada vez e o outro fio (preto) do multímetro no parafuso da balança dai os 3 fios deram a medição de pouco mais de 13volts em cada um dos fios amarelos do estator, com a moto ligada.

    Blz vou fazer esse teste tbm no domingo para ver o que danado apareceu na guerreira do trabalho.

    O farol e o padrão 35/35W sei que essa história de usar algo maior só vai me dar bronca e como só uso a moto durante o dia às vezes raramente uso a noite para voltar para casa.

    Vou usar ela com a lâmpada ligada para ver se com a lâmpada ligada o retificador esquenta menos. Seguindo essa última frase pode ser isso então pois como aqui nem esquento em usar o farol realmente só ligo quando vejo os pms, dai pode ter sido isso ele está recebendo muita energia e com isso esquentando tanto, vai ver que por causa disso que o outro retificador tenha queimado pois usava ele da mesma forma.

    Essa moto troquei "tudo" ano passado tinha trocado o retificador o chicote o estator o painel e o relê de partida. Isso só da parte elétrica.
    FAN ES (Preta) 125 2012 - EX

    Twister (Vermelha) 2007 - EX

    Shadow 600 (Amarela) 99/00 - EX


    Tornado (Preta) 2005 - Atual

    CB500 (Preta) 2003 - Atual


    Vivendo e Aprendendo esse é o lema da vida...

    ""Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar""

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Água Nova - RN
    Idade
    37
    Posts
    391
    Opa beleza Maverickint, esses dia peguei uma comet 250 com o mesmo problema. Vamos lá, se queima o fusível é porque o estator está em curto porque ele é trifásico. Da maneira que você mediu não é pra dar voltagem. Você deve medir com o multímetro as duas pondas nos fios amarelos e deve dar a mesma voltagem. Vou te passar um teste simples do estator: pega uma lâmpada de farol de 12v 60/55 watts e coloca dois fios nela pra tu ligar no estator. Você vai ligar somente nos fios amarelos que saem do estator, em qualquer posição que você ligar a lâmpada deve acender com a mesma intensidade. Não acelere a moto porque se o estator estiver normal queima a lâmpada. Sempre ligue a lâmpada nos fios que saem do estator com o estator desconectado da fiação da moto. O da comet eu mesmo enrolei e coloquei o retificador novo e resolveu.

    - - - Updated - - -

    me manda teu wats up que a gente troca uma idéia, como somos daqui do RN!

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por maverickint Ver Post
    Desculpa Vulcan me expressei de forma incorreta.
    Coloquei um fio (vermelho)do multímetro em cada um dos fios amarelos do estator um de cada vez e o outro fio (preto) do multímetro no parafuso da balança dai os 3 fios deram a medição de pouco mais de 13volts em cada um dos fios amarelos do estator, com a moto ligada.
    (...)
    esse procedimento mostra que seu estator está estragado, não deveria ter voltagem aí.
    verifique conforme o natan disse também (trocando o multímetro por lâmpada e repetindo o teste) só pra ter certeza! pois não deve passar corrente dos fios amarelos pro quadro (negativo da moto);
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de maverickint
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Localização
    Natal-RN/ Fernando de Noronha-PE
    Idade
    40
    Posts
    141
    Boa noite a todos.
    Obrigado Natan e Vulcan.
    Natan infelizmente está moto fica aqui em Lost para que eu possa trabalhar mas o Zap que uso aqui e do job e uso esse mesmo número para atendimento. Vou te passar via MP blz.

    Vulcan e Natan e que aqui o ruim é que não tenho nenhuma lâmpada 55/60W para fazer o teste, mas devo ir no final do mês para Natal daí vou trazer uma.

    Amanhã vou fazer alguns dos procedimentos que vcs me disseram com o multímetro daí passo o que ocorreu.

    A parte boa é que mesmo usando do jeito que está, vai indo de boa como meus deslocamentos são curtos não chega a ferver o novo retificador, ele chega a esquentar e como está chegando a carga normal na bateria não está descarregando a mesma.
    FAN ES (Preta) 125 2012 - EX

    Twister (Vermelha) 2007 - EX

    Shadow 600 (Amarela) 99/00 - EX


    Tornado (Preta) 2005 - Atual

    CB500 (Preta) 2003 - Atual


    Vivendo e Aprendendo esse é o lema da vida...

    ""Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar""

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por maverickint Ver Post
    Boa noite a todos.
    Obrigado Natan e Vulcan.
    Natan infelizmente está moto fica aqui em Lost para que eu possa trabalhar mas o Zap que uso aqui e do job e uso esse mesmo número para atendimento. Vou te passar via MP blz.

    Vulcan e Natan e que aqui o ruim é que não tenho nenhuma lâmpada 55/60W para fazer o teste, mas devo ir no final do mês para Natal daí vou trazer uma.

    Amanhã vou fazer alguns dos procedimentos que vcs me disseram com o multímetro daí passo o que ocorreu.

    A parte boa é que mesmo usando do jeito que está, vai indo de boa como meus deslocamentos são curtos não chega a ferver o novo retificador, ele chega a esquentar e como está chegando a carga normal na bateria não está descarregando a mesma.
    pode usar uma lampada da propria moto '-'

    blz mano, depois conta aqui o que deu!!
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de maverickint
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Localização
    Natal-RN/ Fernando de Noronha-PE
    Idade
    40
    Posts
    141

    Tornado 2005 queimou o retificador

    Vulcan fiz o teste de condutividade entre os fios amarelos e a condutividade e de 1 (como está na tolerância da imagem marcado em vermelho), mas na imagem a algo errado pois esse plug da foto que aparece parte da moto e o do descanso lateral, já a imagem mostrando o plug em T (de cabeça para baixo) que está abaixo e o conectores do estator.

    Agora fiquei mais na dúvida ainda, rsrsrs.

    Já o teste da lâmpada vou fazer depois que voltar da viajem para natal dai vou trazer uma lâmpada 55/60W pois a da moto e 35W
    FAN ES (Preta) 125 2012 - EX

    Twister (Vermelha) 2007 - EX

    Shadow 600 (Amarela) 99/00 - EX


    Tornado (Preta) 2005 - Atual

    CB500 (Preta) 2003 - Atual


    Vivendo e Aprendendo esse é o lema da vida...

    ""Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar""

 

 

Tópicos Similares

  1. Motovision 35/35 não queimou o fusível
    Por blaugusto no fórum Área de debate
    Respostas: 29
    Último Post: 27-06-09, 11:58
  2. Movido: tornado 2005
    Por hedertone no fórum Região Sul
    Respostas: 0
    Último Post: 10-03-08, 22:53
  3. tornado 2005
    Por rafabittt no fórum Classificados
    Respostas: 0
    Último Post: 10-03-08, 21:04
  4. lâmpada do painel queimou
    Por César no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 09-01-08, 14:13

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •