Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
Saudações paulistanas Vulcan, meu nobre colega de fórum.

Parece me que ouve algum mau entendido da sua parte com relação ao que escrevi e que você salientou com negrito.

O meu texto está claro. Em outras palavras o que já escrevi foi que, os motoboys seguiram a recomendação do manual da Honda para as 125 e 150 cc usando óleo grau 10W-30 genuíno Honda semissintético até os 4.000 km entre trocas. Obviamente precisou-se completar com óleo novo. Todavia, aos 50.000 km a necessidade de completar se tornou tão frequente que a alternativa natural foi usar óleo de maior viscosidade. O que entendo que foi por parte deles uma decisão voltada para a preservação dos motores e não o contrário.

Eu não estou defendendo , condenando ou recomendando qualquer óleo para essas motos de baixa cilindrada que isso fique claro. Relato os fatos como são.

Contudo estes mesmos motofretistas que passaram a usar óleo de grau de viscosidade maior – eles relataram – em alguns casos os motores alcançaram até 190.000 km. Para mim opiniões são opiniões, mas contra fatos não há argumentos.

Cada um que use o óleo que “ache que deva” desde que saiba o que está fazendo. Quando me pedem uma opinião específica como o jãomaller pediu ao longo da linha de discussão, que inclusive é um outro caso. Eu respondo baseado em argumentos plausíveis e passo minha própria experiência e ou sugiro leituras adicionais ou fontes de pesquisa.
ah certo, devo ter lido muito rapido (uaheuaheua), por aqui os que param em oficina trocam de mil em mil com oleo marba e dizem que motor de 125/150/160 não dura mesmo, chegando no fim com 50mil é aquela velha briga do óleo 'ruim' trocado de mil em mil que não compensa trocar com 3000 um óleo 'bom' porque o motor 'não aguenta de qualquer jeito'. se parar pra falar só disso nisso, o assunto vai longe (igual os outros topicos ja existentes)...