Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 11 de 11

Hybrid View

  1. #1
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073

    Regulagem de Válvulas

    Olá a todos,

    Essa semana regulei as válvulas da Fazer pois sei que não revisão nem olharam e por isso resolvi colocar a mão na massa.

    Porém eu regulei com a folga mínima recomendada, tanto para admissão quanto para exaustão.

    No manual diz:
    Admissão: 0,05 - 0,10 mm
    Escape: 0,10 - 0,15 mm

    Pergunto: seria bom ter deixado uma tolerância, tipo, ter regulado a admissão com 0.07mm e o escape com 0,12mm por exemplo?

    Sei que com os valores mínimos a moto fica mais amarrada, porém mais silenciosa, sem aquele tic-tic de válvula...

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por Zumbi666 Ver Post
    Olá a todos,

    Essa semana regulei as válvulas da Fazer pois sei que não revisão nem olharam e por isso resolvi colocar a mão na massa.

    Porém eu regulei com a folga mínima recomendada, tanto para admissão quanto para exaustão.

    No manual diz:
    Admissão: 0,05 - 0,10 mm
    Escape: 0,10 - 0,15 mm

    Pergunto: seria bom ter deixado uma tolerância, tipo, ter regulado a admissão com 0.07mm e o escape com 0,12mm por exemplo?

    Sei que com os valores mínimos a moto fica mais amarrada, porém mais silenciosa, sem aquele tic-tic de válvula...
    ate onde sei, se ta dentro dos limites está OK. ainda mais pra algo que tem tendência de aumentar a folga.
    só não entendi bem como pode deixar o motor amarrado, sem potência e carbonizando sede de válvula talvez mas precisaria superaquecer pra zerar as folgas.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Posts
    113
    Ao contrario do que se pensa, quando o motor esquenta as folgas aumentam e nao diminuem como pensamos. Ao meu ver a folga é o limete minimo para ela funcionar fria e tbm para ter margem de segurança devido ao desgaste das sedes!! Desafio a qualquer um que ler o que eu tô falando fazer o teste!!

  4. #4
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Eu deixaria dentro das faixas de tolerância. 0,07 e 0,12

    Nesse caso tu regulou no limite minimo, se apertar um pouco mais pode enforcar.


    E não tem como saber, a folga pode aumentar ou diminuir, importante é sempre regular com o motor frio, depois de 8h ou mais desligado.
    Fazer 250 Blueflex

  5. #5
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Posts
    113
    como assim nao tem como saber cara, A folga tende a aumentar quando o motor esquenta, por isso falei para cada um tirar suas propias conclusões verificando em suas propias motos mas isso nao vem ao caso, o que importa é fazer como manda o manual e não terá problemas!

  6. #6
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por General Dynamics Ver Post
    como assim nao tem como saber cara, A folga tende a aumentar quando o motor esquenta, por isso falei para cada um tirar suas propias conclusões verificando em suas propias motos mas isso nao vem ao caso, o que importa é fazer como manda o manual e não terá problemas!

    Cara... Não falei no caso do motor quente ou frio, isso não interessa, já que o fabricante recomenda regular com o motor FRIO.

    O que eu quero dizer é que a folga pode aumentar ou diminuir com o tempo....
    Fazer 250 Blueflex

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    "Regular válvula nem sempre significa diminuir a folga excessiva. Às vezes é necessário aumentar a folga existente - Durante seu trabalho, a válvula exerce uma pressão de retorno. Por isso, devido à ação da mola, pode haver deformação na sede de assentamento e, consequentemente, redução da folga entre a extremidade da válvula e o parafuso de regulagem, localizado no balancim, ou redução de folga entre a válvula e a pastilha.Há casos em que tentar eliminar um ruído da parte superior do motor através do ajuste das válvulas não é a solução. O melhor caminho é encontrar a causa correta do ruído e efetuar o reparo necessário. Também são identificados casos em que a sincronização das válvulas está incorreta, e o pistão acaba tocando as mesmas, provocando ruídos.
    O ajuste de válvula feito no motor fora de ponto também pode ser causa de folgas excessivas.
    A temperatura de ajuste deve ser igualmente considerada."


    http://www.oficinabrasil.com.br/noti...a-de-um-modelo
    Fazer 250 Blueflex

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Posts
    113
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    "Regular válvula nem sempre significa diminuir a folga excessiva. Às vezes é necessário aumentar a folga existente - Durante seu trabalho, a válvula exerce uma pressão de retorno. Por isso, devido à ação da mola, pode haver deformação na sede de assentamento e, consequentemente, redução da folga entre a extremidade da válvula e o parafuso de regulagem, localizado no balancim, ou redução de folga entre a válvula e a pastilha.Há casos em que tentar eliminar um ruído da parte superior do motor através do ajuste das válvulas não é a solução. O melhor caminho é encontrar a causa correta do ruído e efetuar o reparo necessário. Também são identificados casos em que a sincronização das válvulas está incorreta, e o pistão acaba tocando as mesmas, provocando ruídos.
    O ajuste de válvula feito no motor fora de ponto também pode ser causa de folgas excessivas.
    A temperatura de ajuste deve ser igualmente considerada."


    http://www.oficinabrasil.com.br/noti...a-de-um-modelo
    Exatamente o que eu ja havia falado a folga é uma margem de segurança para o desgaste das sedes de valvulas e valvulas em seus respectivos assentamentos

  9. #9
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073
    Obrigado a todos pelas respostas.

    Eu fiquei "cabreiro" em ter regulado na folga mínima e com o tempo, essa folga diminuir e a válvula trabalhar presa.Então, seria melhor deixar a de admissão como está (0.05mm) ou aumentar para 0.07mm por exemplo?

    E a de escape, deixo com 0.10mm ou passo para 0.12mm?Aguardo opiniões.
    Última edição por Zumbi666; 06-10-17 às 16:47.

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

  10. #10
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Zumbi666 Ver Post
    Obrigado a todos pelas respostas.

    Eu fiquei "cabreiro" em ter regulado na folga mínima e com o tempo, essa folga diminuir e a válvula trabalhar presa.Então, seria melhor deixar a de admissão como está (0.05mm) ou aumentar para 0.07mm por exemplo?

    E a de escape, deixo com 0.10mm ou passo para 0.12mm?Aguardo opiniões.
    Se tu regulou dentro da especificação, deixa assim mesmo. Daqui a 10.000 km verifica denovo se as folgas aumentaram ou diminuíram.

    Não é regra, mas normalmente a folga aumenta com o tempo, então tá beleza.
    Fazer 250 Blueflex

  11. #11
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073
    Obrigado.

    Vou deixar quieto então

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

 

 

Tópicos Similares

  1. Regulagem de Válvulas
    Por Zumbi666 no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 07-03-17, 18:10
  2. Regulagem de Válvulas
    Por Zumbi666 no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 09-10-16, 15:06
  3. Regulagem das válvulas da YBR
    Por marcusohc no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 15-07-11, 22:16
  4. Regulagem de valvulas
    Por buneco no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 14-02-11, 11:04
  5. Regulagem das válvulas!!!
    Por vrom no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 17-02-06, 14:11

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •