Belíssimas fotos!
Que viagem! :Q
Belíssimas fotos!
Que viagem! :Q
Cara, sem palavras, assisti a tudo do começo ao fim e estou encantado com a aventura. Com certeza você é muito corajoso e tem espirito de aventureiro. Gostaria de te agradecer por nos brindar com toda essa viagem e pedir se possível você nos resumir, todos o pré requisitos para seguir uma aventura dessas, como documentação estrangeira, custos aproximados, que tipo de dinheiro andar no bolso ou não andar, cartão de crédito, transporte cargueiro, peças de reposição, baterias para câmera, celular, etc, acredito que isso poderá inspirar mais de nós a fazer uma aventura dessas e abrilhantar mais o fórum. Eu com certeza, já sou fissurado por viajar pelo Brasil, o que dirá por outros países. Abraço e mais uma vez obrigado.
MUITO BOM !!!!! :Q :Q :Q :Q
Medianeira, 07/07/2011.
Oficialmente a North Pole Expedition tem seu encerramento.
Na data de ontem fui a Curitiba buscar o quadro e o motor da Tornado que foram 'exportados' de Miami pela empresa de Cargo.
O processo de retirada das peças em Curitiba não foi facil, mas também não foi impossível. Apenas tive que usar de uma boa conversa, muitos documentos, explicar a situação e contar com o bom senso dos funcionários da Receita Federal.
Diga-se de passagem que fiquei com uma ótima impressão sobre o atendimento deles. Parabéns ao trabalho da Receita Federal do Aeroporto Afonso Pena de Curitiba PR.
Todas as partes da moto estão aqui em casa. No momento não tenho tempo para revisar tudo e montar, mas nas próximas semanas vou providenciar isso.
O retorno não foi como previsto, pois eu mesmo gostaria de entrar no portão de casa pilotando da mesma forma que saí... mas deixamos essa filosofia toda de lado e voltamos a mesa de projetos... Fomos ao Alaska e voltamos. Rodamos por 31.000 km por 14 países e 19 estados americanos.
Quando será a proxima viagem? Para onde? Quanto tempo?
Veremos...
Podemos discutir sobre isso durante algum churrasco que venha a acontecer em breve...
Enquanto isso, vamos para a estrada!
Boas viagens.
Tiger 800XC, Crypton 115, Bandit 1250S, Versys 650, F800GS, G650GS, 4 XT660R, 4 Falcon, 4 Tornado, 2 YBR125, XR 200, NX 200, Tenere 600, Fazer 250, Biz 100, XT600E, 2 XLX250, Elefantre 30.0, Dakar 30.0, DT 200, DT 180, Mobilete.
Primeiramente meus parabéns pena que não posso dar pessoalmente vc merece, Também fiquei surpreso com durabilidade do motor. quantos kms sua moto esta? ela esta com o motor original? Tenho uma tw 2006/2006 com 50mil kms bem revisadinha vou ficar com ela até fundir o motor .... espero respostas...
- Se for motociclista, que Deus lhe abençoe ! Se não for, que Deus lhe perdoe.
Mais uma vez digo: Que viagem :Q
Fico aguardando as proximas aventuras![]()
Eu passei quase 4 horas lendo o tópico desde o início, calmamente, apreciando cada parte e tentando entender o que sentiu em cada local descrito, etc.
Amanhã (hoje) tenho que acordar cedo, subir na moto e ir trabalhar, mas confesso que valeu a pena passar este tempo apreciando isso tudo que você compartilhou com a galera.
Quero te parabenizar pela extrema coragem e espírito de aventura que você teve (tem). Virei seu fã! Além de agradecer, quero relatar que esta experiência de leitura dessa sua
aventura enriqueceu o meu gosto por moto.
Eu já viajei muito, conheço muitas cidades e vários estados no BR, nasci no RS e já estive no Pará, a maioria a trabalho e outros a passeio e adoro viajar, e futuramente
pretendo realizar uma expedição dessas (não tão longa, talvez, quem sabe) pois agora não tenho dúvidas que seria um dos maiores prazeres da vida de alguém...
Você foi cabulosamente corajoso em andar tanto em uma moto de 250cc e com aquilo tudo amarrado na "rabeta" da dela, mas foi confiante, tomando os cuidados necessários
e tudo deu certo. Eu desaprovaria totalmente esta expedição caso tivesse abandonado sua moto, não imagino como seria (humanamente) possível isso acontecer, pois
sentimentalmente falando, ela deve merece todo o seu carinho. Eu mesmo costumo falar com a minha moto... você falava com a sua nesse caminho todo? - única companhia
Um grande abraço. Não deixe de responder este tópico por favor.
Deus o proteja![]()
Yamaha Factor 125 2012
Anteriores: Titan 150 2006, Yes 125, YS250 Fazer 2006, YBR KS 2006, Max 125 KS
Beleza Shemirus.
Ainda não fui para o Alasca, mas tenho um pouco de experiência com viagens internacionais (em 2008 fiz Bolívia e Argentina, em 2009 Uruguai, Argentina e Chile, em 2010 Paraguai, Argentina, Chile, Peru e Bolívia), além de ler muito sobre as viagens dos amigos e posso te passar algumas dicas.
Documentação:
1) A moto precisa estar no nome do condutor ou ter uma autorização registrada em cartório do proprietário autorizando a sair do país com o veículo.
2) A moto tem que estar quitada ou ter uma autorização da financeira para sair do país.
3) Nos países que já rodei (relação acima), nunca me pediram o PID (Permissão Internacional para Dirigir) mas, com certeza, para uma viagem para o Alasca eu tiraria, para o Estado de São Paulo é só fazer o pedido pelo site do Detran, fica na faixa de R$ 200,00 e é entregue pelos correios, com a validade da sua habilitação.
4) Para os países que citei acima não é necessário passaporte, apenas carteira de identidade (habilitação não vale) com emissão a menos de 10 anos mas, para uma viagem para o Alasca (ou mesmo América Central) o passaporte é necessário, eu tenho passaporte desde 2008 e facilita bastante as coisas nas fronteiras (além de constar os carimbos de onde vc passou).
5) Para rodar no Uruguai e Argentina é necessário um seguro chamado Carta Verde, pode ser adquirido com antecedência nas seguradoras (sempre fiz com a Magna Corretora de Seguros, em Curitiba) ou na fronteira com esses países, nos países mais ao norte (Peru, Venezuela) fiquei sabendo que precisa de um seguro SOAT que também pode ser feito na fronteira. Esses seguros são como o nosso Seguro Obrigatório e o preço é de acordo com a quantidade de dias que vc vai rodar por determinado país.
Custos:
1) Uma boa média de gastos é a faixa de U$ 100 por dia, alguns dias gasta mais e outros menos mas, para mim, sempre ficou nessa faixa, dia que vc roda pouco, gasta bastante nas cidades (passeios, alimentação, etc) e nos dias que roda muito, praticamente só gasta com combustível.
2) Sempre rodei com o dinheiro em espécie nas viagens internacionais, pois o cartão de crédito só é aceito nas maiores cidades e não é em todo lugar que é aceito (em posto de gasolina é raro o local que aceita), levo uma reserva em dolares, para alguma emergência e vou trocando o dinheiro em cada fronteira. Ex: real --> pesos argentinos --> pesos chilenos --> soles peruanos. Uma boa forma, que foi utilizada pelo Marcelo e vários outros viajantes é o VTM (Visa Travel Money), é um cartão pré-pago, vc faz o depósito aqui em real e retira em qualquer país, na moeda local, nos caixas eletrônicos e não tem os 6% de IOF dos cartões de crédito.
3) Quanto ao transporte entre a América do Sul e América Central, o Marcelo pagou U$ 1.000 pela travessia via aérea, e um amigo pagou, uns tempos atrás a faixa de U$ 600 pela travessia via marítima, mas acho que não compensa, pois perdeu praticamente uma semana com os tramites (cada dia de espera é gastos com alimentação e hospedagem).
Peças de Reposição:
1) Todas minhas viagens internacionais foram feitas de XT 660 R e ela tem um problema crônico de relação (a corrente não aguenta e arrebenta), por isso saio com a relação completamente nova e levo uma corrente boa (pode ser até usada) de reserva, também uso vacina motovisor nos pneus (levo um par de cameras de ar de reserva), além de ferramentas, parafusos, arruelas e porcas diversas.
2) Outra coisa que fiz nas últimas viagens (2009 e 2010) e substituir os rolamentos de roda e pastilhas de freio e levar as usadas para algum eventual problema (que felizmente não aconteceram).
3) Já para uma viagem do porte dessa do Marcelo, não tem jeito, tem que comprar peças de reposição no caminho, mas uma coisa que levaria várias é o filtro de óleo (o volume e peso é pequeno).
4) Quanto as baterias para camera, celular, etc sempre levo uma extensão curta com várias saídas (5) para, toda noite, deixar as baterias carregando. Os padrões de energia são diferentes, mas com o padrão duplo redondo não tive problema em nenhum país que passei.
Qualquer dúvida, estou a disposição.
Abraços.
Tiger 800XC, Crypton 115, Bandit 1250S, Versys 650, F800GS, G650GS, 4 XT660R, 4 Falcon, 4 Tornado, 2 YBR125, XR 200, NX 200, Tenere 600, Fazer 250, Biz 100, XT600E, 2 XLX250, Elefantre 30.0, Dakar 30.0, DT 200, DT 180, Mobilete.
Beleza Twisteiro.
A motoca do Marcelo estava com mais de 100.000 km rodados quando saiu daqui e rodou 31.000 nesta viagem, mas ele fez uma revisão geral (geral de verdade) antes de viajar, trocando tudo que era necessário, medindo componente por componente para ver como estava o desgaste.
Eu prefiro trocar de moto do que fazer uma revisão tão profunda assim, como rodo muito, estou sempre trocando de moto.
Em Fevereiro/2008 comprei uma XT 660 R "0 km" para viagem à Bolívia e Argentina, a vendi após 4 meses, com 12.000 km rodados (paguei nela R$ 24.500,00 quando em todo lugar estavam pedindo R$ 27.000,00 e vendi por R$ 23.500,00 ou seja, uma depreciassão mínima pelo que eu usei).
Em Maio/2009 peguei uma XT 660 R ano 2005 com 19.000 km rodados por R$ 17.800,00 e fui com ela para Ushuaia, além de rodar bastante pelo Brasil, em 2010 fiz todo o Nordeste do Brasil e o Deserto do Atacama, passando por Paraguai, Argentina, Chile, Peru e Bolívia. Depois da viagem coloquei a motoca a venda, com 82.000 km rodados por R$ 16.000,00 mas, como acabei pegando uma Falcon 2001 na troca, ambas foram pelo preço de tabela, ou seja, a XT acabou saindo pelo mesmo preço que paguei, R$ 17.800,00.
No momento estou com duas Falcons, uma Prata 2001 que peguei na troca com a XT (com 52.000 km rodados que está a venda por R$ 7.500,00) e uma Vermelha 2008 com 45.000 rodados que pretendo ficar um tempo com ela.
Abraços.
Tiger 800XC, Crypton 115, Bandit 1250S, Versys 650, F800GS, G650GS, 4 XT660R, 4 Falcon, 4 Tornado, 2 YBR125, XR 200, NX 200, Tenere 600, Fazer 250, Biz 100, XT600E, 2 XLX250, Elefantre 30.0, Dakar 30.0, DT 200, DT 180, Mobilete.
Aôoôô men, voce é meu herói !!
Bacana hein! Gostaria de fazer umas viagens assim com minha cg bolinha.
Parem o mundo que eu quero descer...
Show de viagem !! parabéns , um dia quero fazer uma viagem dessa hehehe , só que acho melhor viajar com a esposa e amigos em outras motos, sozinho se torna um pouco mais perigoso ..
Gostei de ver a Tornado dando conta do recado .. é um motão em ...![]()
![]()
Boa sorte para todos !!! :OK:
Salve salve viajantes!
Devolta em casa (No PR) e com boas noticias!
TORNADO ESTÁ DEVIDAMENTE LIMPA, REVISADA, MONTADA E FUNCIONANDO IMPECAVELMENTE!!!!!!!
O transporte judiou um pouco as partes onde alguns esfolados ou amassados surgiram. Sem duvida o transporte nas malas 'marcou' mais a moto do que a propria viagem!
Aproveitei que a moto estava desmontada e revisei minuciosamente cada parafuso (literalmente) e cada mecanismo. Agora é so abastecer e continuar rodando.
Fiquei mais uns dias longe da internet mas pelo que sei os amigos Ed e Ramon ja estão devolta a patria amada. Adriano está pela boa prestes a voltar para a America do Sul. Waldez resolveu ir pelo mar pra pescar um pouco e fazer um churrasco de carne branca - parece que os ursos não estavam gostando da idéia do "churrso"
Ainda nao separei todas as fotos, mas no site ja tem as 'principais'.
Sejam todos bem vindos a ver as fotos dessa ultima e de todas as outras viagens... podem repassar o site para os amigos, colegas e demais viciados em estrada.
www.picasaweb.com/marcelogubert
No mais muito obrigado pela companhia, aquele abraço e vamos viajar!
E, para fechar, vamos falar em Números?
Saindo de casa, até o Alaska e depois até Miami = 31.000 km;
1190 litros de gasolina;
59 dias viajando - 3 dias parados a espera de transporte;
16 carimbos novos no passaporte, 13 documentos de importação temporária.
3 pneus traseiros gastos - o último ainda estava meia vida - dianteiro perdurou toda a viagem.
3 conjuntos de corrente x coroa x pinhão (made in china)
6 trocas de óleo - usando óleo Mobil, Shell, Havoline e Motul 15w40.
2 velas (troquei a cada 15 mil para evitar problemas)
4 pneus traseiros furados (emenda da camara, prego, remendo mau feito, grampo de metal)
Nenhum acidente, queda ou imprevisto.
Nenhum problema mecânico ou elétrico considerável.
Perdi a conta dos mosquitos e demais insetos grudados na viseira do capacete!
Aprox. 100 litros de Coca Cola ou Pepsi. Cerca de 22 frangos assados. Quase um saco (40 kg) de batatas. Emagreci 8 kg em dois meses.
5500 fotos, Camera Samsung S860
Hotel mais barato U$ 10,00 em Machala, Equador.
Motel mais caro U$ 95,00 Fairbanks - eu não sabia do alojamento da universidade
Gasolina mais barata, Equador, U$ 1,02 por litro
Gasolina mais cara, Muncho Lake, Canada U$ 2,4 por litro
Aproximadamente 600 horas pilotando em 56 dias. (Eu saí de casa para andar de moto, não para fazer turismo)
Gastos com transporte aéreo (Cargo + Pessoal) aprox. U$ 2300,00
Gastos com documentos, vistos EUA CAN, aduanas, seguros, aprox. U$ 900,00
Gastos com manutenção da moto, antes, durante e depois da viagem
(Pneus, corrente, óleo, juntas, retentores...) aprox. U$ 1200,00 (R$ 2000,00)
Gastos com hospedagem, motéis, hotéis, B&B, pousadas, aprox. U$ 2200,00
Gastos com gasolina, aprox. U$ 2000,00
Gastos com comida eu não conto, pois comer é necessário mesmo estando em casa.
Falar em valores é relativo... o objetivo de citar esses numeros é apenas para ter referência do que se gasta em uma viagem de moto dessas distâncias.
Espero que haja compreensão e bom senso ao interpretar os números.
E agora um pedido oficial de desculpas se eu deixei de responder a alguma pergunta que foi feita. Se possivel for, podemos continuar a prosa em seguida.
Tiger 800XC, Crypton 115, Bandit 1250S, Versys 650, F800GS, G650GS, 4 XT660R, 4 Falcon, 4 Tornado, 2 YBR125, XR 200, NX 200, Tenere 600, Fazer 250, Biz 100, XT600E, 2 XLX250, Elefantre 30.0, Dakar 30.0, DT 200, DT 180, Mobilete.
Realmente não sai barato partir pra uma aventura desse patamar; mas o que uma viagem dessa proporciona não tem preço!
To vendo todas as fotos pelo picasa... excelentes fotos e viagens
Quisera eu ter as condições para partir em aventuras assim... coragem eu tenho; só falta os bi$coito$ e o tempo :s
Mesmo sem poder efetuar aventuras assim, me sinto participante das aventuras do Marcelo quando vejo as fotos e leio os relatos; pois a forma com que essas viagens são relatadas, faz com que o leitor através da imaginação participe das aventuras.
Resumindo: É bom demais da conta! :OK:
Aguardo mais viagens e relatos do Marcelo
E tbm aguardo relatos, fotos e viagens de suas aventuras Nelson :G
Um grande abraço, e boas aventuras!
Nelsao obrigado pelos relatos dessa viagem nunca vi nada igual...............parabens mesmo ao Marcelo