"a gente é autorizada, então manda na autorizada, se num der certo nóis processa"
frase do meu patrão :P
ele q paga.., a gente só aconselha
É aquela coisa, você usar um óleo com uma classificação melhor, tudo bem, não tem problema, agora é muita burrice achar que só pq o óleo tem uma classificação menor ou seu projeto seja antigo ele vai moer o seu motor.
Se o motor pede SF, você pode colocar SF sem nenhum problema, se você colocar SL, SP, SXYZ, você só estará chovendo no molhado, pois o SF já está resolvendo o caso sem o menor esforço.
Se por exemplo, uma CG tem no manual o SF com troca a cada 3 mil, isso já está bom, o cara colocar um óleo SXYZ e trocar a cada mil km, não quer dizer que, necessariamente o motor dele vai durar mais que se colocasse um SL e trocando a cada 3 mil.
Essa questão de óleo, o blend base é teoricamente o mesmo, o que muda são os aditivos de cada óleo, uns com mais e outros com menos, mas não quer dizer que se eu colocar um óleo 100% sintético numa CG e entregar na mão de um motoboy, o motor vai se tornar indestrutivel.
Se não me engano, as Bandits pediam óleo SL e outras tantas moto de alto desempenho também a poucos anos atrás, pediam em seus manuais óleos SL.
Quer dizer que os engenheiros que fizeram esse manual são tudo um bando de burros?
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta
Pois é, o manual manda trocar o óleo com 4000km e nesse intervalo completar o nível se necessário. Fazendo isso você está fazendo o indicado pelo fabricante, o correto.
Eu troco o meu em média com uns 2000~2500km, ou quando baixa um pouco, mas faço isso por opção e não por influência de alguém. Pela questão financeira eu digo que o dinheiro é meu, pela questão ambiental eu digo que faço a troca em locais onde sei que o óleo usado vai ser mandado pra reciclagem, devidamente.
1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
4ª: Biz 110i 2017
5ª: Fan 160 ESDi 2019
6ª: Fuçando o OLX...
Concordo, se pede SF, tem que por no minimo SF, claro que o Sl é superior, nas não é ele que vai fazer seu motor nunca quebrar
O que eu fico puto é com essa de o pessoal teimar em usar menos que pede o manual, qdo digo menos, é bem menos mesmo.... as vezes chegando a ser apenas 30% da KM que indica o manual......
Se pede SF pra 3000~3000km.......... pra que trocar com 1000~1000?, não eh o SL, SM, SXYZ, que vai indicar a kilometragem, mas sim o manual...
Twister 2007/2007 - Carteiro Edition
Exatamente, tenho um Monza 93, com 232mil km, troco o óleo entre 3 a 6 mil km dependendo do uso. o Manual diz óleo SG ou superior, troca a cada 4mil km com uso severo ou até 10mil km em caso de uso exclusivo em rodovias asfaltadas.
Quando o manual foi escrito, SG era o mais moderno que tinha (final de 92, começo de 93), então se hoje existe o SM, e a viscosidade ta na recomendada pelo manual (10w40, 15w50 ou 20w50 [reparem na ordem]), use o SM. Pelo menos foi o que entendi.
Quanto a baixar óleo, mesmo com essa KM e motor STD, após 5mil km,a marca na vareta continua no máximo. Quando chegou a baixar quase 1 litro em menos de 4mil km, foi 'só' trocar o kit de juntas do cabeçote e do carter que resolveu o problema. Então não é todo motor que 'bebe' óleo, mas existem os que consomem: a GM diz que é normal um carro novo com menos de 10mil km baixar 1 litro de óleo a cada mil km. Depois de 4mil km em uso severo vc vai trocar ~4 litros de óleo do Celta e: surpresa! você gastou 7 litros de óleo! |(não considero isso normal).