Postado originalmente por
Stone
Só cuidado porque simulacro (réplica) de arma de fogo é poibido.
Mas voltando as coronhas, eu já não gosto muuito de acabamento com verniz, acho que fica muito artificial. Na minha que eu tinha feito e numa que estou restaurando faço acabamento com óleos, de linhaça ou de tungue, mas pelo que li o de tungue é melhor
Primeiro lixo ela até uma lixa 200 mais ou menos, diluo o óleo com aguarrás na proporção de 50% pra penetrar melhor na madeira. Passo na madeira e faço um lixamento, limpo com uma estopa seca, depois passo novamente, deixo uns 15 min e limpo com uma estopa seca. Faço isso todo dia, leva as vez até mais de uma semana, depende do estado da madeira (muito ressecada). E sempre vou diminuindo a lixa, até chegar numa 600. Agora comprei uma cera de carnaúba para passar depois do óleo para ficar mais impermeabilizado. Fica um acabamento lindo, brilhante meio acetinado, fica natural, sem aquela aparência de verniz, em algumas armas de fogo novas vem esse tipo de acabamento, apendi isso num site de cutelaria artesanal, também estou fazendo num cabo de uma faca que fiz, vai ficar bem massa também!
Olhem como está ficando mais ou menos na metade do processo, reparem o tanto que está contaminada com óleo mineral, coisa que nunca mais sai, por isso cuidado, na madeira se usa somente óleo vegetal!
Guilherme, você que entende um pouco mais, você sabe como é feita uma coronha dessas?

Me parece que são laminados de cores diferentes prensados e colados com resina, será que é isso mesmo?
Uma coronha desse estilo numa carabina de pressão ficaria lindo!