Postado originalmente por
abuzado
Pessoal,
Hoje com a introdução do modelo "toyotista de produção" fez com que grande parte das montadoras não tenham estoque alto e consequentemente as peças tendem a demorar a chegar nas lojas, sendo que as próprias concessionárias também fazem isso, pois diminuindo os itens em estoque, o controle é facilitado, além de gerar menores gastos na armazenagem.
Podem perceber que isso não é restrito aos materiais de moto, mas de carros e equipamentos pesados também há essa nova dinâmica de logística. As peças que saem com frequência costumam ter um estoque bom, mas bem calculado, entretanto, do outro lado, aquelas peças que são trocadas apenas por problemas corretivos (ou em manutenções cujo tempo é mais espaçado) já ficam em menor quantidade ou são inexistentes em estoque.
Agora pense como uma concessionária: uma peça de 150cc custa cerca de R$50, provavelmente, a de 800cc custará mais e, se essa peça ficar em estoque e não for vendida, é perda para a loja. Ninguém trabalha para perder, todos trabalham para lucrar e é mais tranquilo, para o represente, deixar o cliente aguardando do que ter a possibilidade de perder dinheiro. Isso é mercado, não adianta batermos de frente.
Lógico que, como já disse, aquelas peças de maior liquidez (maior saída) há em maiores quantidades e, se não houver, é só fazer um pequeno estoque em casa, evitando esses problemas. Exemplo é do filtro de óleo. Sabemos que a cada troca é necessário trocá-lo, custa muito comprar logo 3 filtros e já deixá-los guardados para as trocas futuras, evitando aguardar a remessa na representate/concessionária?
Lógico que isso gera revolta, pois o comprador não gosta de esperar, mas há algumas marcas possuem uma maior quantidade de concessionárias, além das vendas serem mais consistentes o que, consequentemente, gera uma maior oferta de peças de reposição. Você, nesse caso, pode optar por uma moto mais "popular" (no sentido de ser mais vendida) e ter peças à disposição ou pagar pela exclusividade, tendo algumas dificuldades na hora de procurar peças. É uma questão de escolha!
Cada um compra aquilo que gosta e acha os pontos positivos.
Eu tenho um carro Hyundai e uma moto Kawasaki e estou ciente das dificuldades, pois as CC mais próximas são a 200km, sendo que Honda, VW e Fiat ficam a 45km. Mas eu queria Hyundai e Kawasaki, sendo que agora não adianta eu falar que é um absurdo as concessionárias serem tão longe.