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Resultados 1 a 5 de 5
  1. #1
    Iniciante Avatar de Myzatsuku
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    Feb 2015
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    Entendendo sobre rpm!

    Bom pessoal...aposto que nem todos entende sobre rpm...assim como eu XD
    Entao procurei um tutoria,e vou compartilhar com voces!



    Pessoal, como recentemente tem surgido muito debate em relação aos diferentes tipos de motor (turbo ou aspirado) e os diferentes valores de torque e potência divulgado pelos fabricantes, bolei essa "calculadora" no Excel (o ideal seria alguém botar uma versão dela online) para que o pessoal entenda o que exatamente os valores divulgados pelos fabricantes querem dizer na prática.

    Brincando com os dados do Civic Si:


    Usando a fórmula básica de potência [potência = (torque*PI*2*RPM)/60000], são três "calculadoras"; calculadora de potência, calculadora de torque e calculadora de rpm.

    1: Calculadora de potência: Usando dados de torque e rpm (o tanto de torque que você tem em determinada rotação) ela lhe diz a potência resultante. Por exemplo, o Civic Si alega atingir torque máximo de 19,2kgfm @ 6100rpm. Quanta potência isso resulta nesse exato momento? Inserindo 19,2kgfm de torque e 6100rpm, ela lhe dá a potência exata nesse instante: 163,5cv. A informação parece pouco relevante até você começar a brincar com dados de carros diferentes, como carros turbo.

    Vamos pegar um exemplo bem diferente; o Jetta TSi. A VW alega que seu motor desenvolve 28,5kgfm de torque de 1700-4600rpm. Com esses dados você pode calcular qualquer potência de seu motor entre 1700-4600rpm.

    Usando a calculadora de potência rapidamente descobrimos que:
    -A apenas 1700rpm a potência desenvolvia pelo Jetta TSi é de 67,6cv, equivalente a potência máxima de muitos veículos 1.0.
    -A 2500rpm o TSi desenvolve 99cv, potência máxima de veículos 1.4-1.6 (e até mesmo alguns 1.8/2.0 de gerações atrás).
    -A 3500rpm o TSi desenvolve 139cv; potência de veículos 1.8 16v contemporâneos
    -A 4600rpm o TSi desenvolve 183cv; mais potente que qualquer 2.0 aspirado do mercado

    2. Calculadora de RPM: A calculadora de RPM lhe diz a quantos RPM o motor deverá estar girando para desenvolver a potência solicitada com a quantidade de torque inserida. Essa calculadora é uma das mais divertidas. Suponhamos que você tem um motor que gere 11kgfm de torque, como um motor de 1000cc. Você quer que esse motor desenvolva 200cv com essa quantidade de torque. Quantos RPM o motor terá de girar? De acordo com a calculadora, para desenvolver 200cv com 11kgfm, você precisa girar 13.022 RPM: números estão de acordo com os dados de supermotos.

    Existem algumas outras curiosidades reveladas por essa calculadora. Por exemplo, para você gerar 10cv com 1kgfm de torque (ou seja, relação 1kgfm = 10hp), o motor precisa estar girando a exatos 7162 RPM. Isso significa que sempre que um motor estiver a 7162 RPM, a potência gerada em cv será exatamente 10 vezes o valor nominal do torque em kgfm. Trata-se de um break-even point. Ou seja, se determinado motor estiver gerando 15kgfm @ 7162rpm, qual será sua potência? Exatamente 10 vezes esse valor nominal; 150cv. Se estiver gerando 20kgfm @ 7162rpm, a potência será de 200cv, e assim sucessivamente. Essa regra é fixa e não pode ser quebrada, pois faz parte da natureza do cálculo de potência. Sempre que o motor estiver a 7162 rpm, não importa qual o motor, a potência em cv será exatamente 10x o valor nominal do torque em kgfm.

    No caso da relação NM -> Cv, o valor é aproximado. Como 1kgfm = 9,807NM, o break-even entre NM e cv ocorre em 7023 rpm. Ou seja, sempre que o motor estiver a 7023 rpm (para fins práticos, você pode arredondar para 7000 rpm) a potência gerada em valor nominal será EXATAMENTE a quantidade de torque em NM. Ou seja, se o motor está gerando 300 NM @ 7023RPM, a potência naquele instante será exatamente a mesma; 300cv.

    Para quem usa a medida imperial, 1lb-ft de torque será equivalente a 1cv exatamente a 5180 rpm. Ou seja, se o motor está gerando 150 lb-ft @ 5180rpm, a potência nesse momento será exatamente 150 cv.

    3. Calculadora de torque: Com os dados de RPM e potência, você calcula o torque sendo gerado no momento. Ou seja, você pode pegar os dados de potência máxima para descobrir quanto de torque está sendo gerado no momento de potência máxima.

    Voltamos ao caso do Civic Si. Sabemos que seu torque máximo (19.2kgfm) ocorre em 6100rpm, o que lhe gera 163,5cv naquele instante. Mas quanto torque ele ainda está desenvolvendo no seu momento de potência máxima? São 192cv @ 7800rpm (dados oficiais), usando a calculadora de torque descobrimos que isso se traduz em 17,63kgfm; essa é a quantidade de torque que ele está gerando a 7800rpm, no instante em que o motor atinge seu rendimento máximo.

    Agora vamos pegar um caso mais curioso. O Jetta TSi desenvolve alegados 200cv de 5100-6000rpm (dados de fábrica). Isso se traduz em quanto torque? Bom, 200cv @ 5100rpm = 28,1kgfm, quase seu valor de torque máximo! Já a 6000 rpm, para continuar gerando os 200cv de potência máxima, o torque terá de ser 23,9kgfm. De acordo com os dados da VW, tecnicamente, o Jetta desenvolve mais de 28kgfm de 1700-5100 rpm!

    UPDATE Link para a planilha online da calculadora: http://sdrv.ms/15VB8Qt (cortesia do colega sergiorru)
    Quem quiser fazer o download do arquivo Excel, clique aqui.
    -Lembre-se de alterar apenas os valores em vermelho para não embaralhar com as fórmulas.
    -Como estamos no BR, padronizei os formatos que usamos aqui: torque em kgfm e potência em cv (sistema métrico); esses são os dados que você insere na tabela
    -O cálculo de potência/torque/rpm é feito utilizando o sistema universal, ou seja, potência em KW e torque em NM. A tabela automaticamente converte kgfm em NM e CV em KW.
    -Sinta-se à vontade de alterar as fórmulas se quiser utilizar outros formatos

    Abaixo, seguem especificações da calculadora:

    Legenda:
    KW = Potência
    Nm = Torque
    PI = 3,141592654

    Conversões:
    1KW = 1,3596216 cv
    1cv = 0,7354988 KW
    1Nm = 0.101972 kgfm
    1kgfm = 9.80665 Nm

    Fórmulas:

    Potência
    KW = (Nm*PI*2*RPM)/60000

    RPM
    RPM = (KW*60000)/(Nm*PI*2)

    Torque
    Nm = (KW*60000)/(PI*2*RPM)

    Se alguém souber como fazer para criar uma ferramenta online (algo como essa calculadora de relação de marchas ou essa calculadora de diâmetro de pneus), me dê um toque.

    Se alguém não tiver Excel e/ou não quiser baixar a planilha mais quiser calcular os dados de algum motor específico, ou mesmo algum dado hipotético, dê um grito aqui que eu faço o cálculo.



    Fonte:
    http://www.htforum.com/forum/threads...-e-rpm.221156/
    Última edição por Myzatsuku; 23-03-15 às 19:22.

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
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    Faltou as fontes...
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  3. #3
    Iniciante Avatar de Myzatsuku
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    Peguei de um outro forum,achei que seria chato colocar,mas como cobrou...kkkk

  4. #4
    Motociclista Avatar de Pablo Peres
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    Para ficar mais fácil o cálculo, segue a fórmula utilizando as unidades utilizadas pelo próprio fabricante:

    P = 2*pi*n*T
    .........4500

    P = potência (cv)
    n = rotação (rpm)
    T = torque (Kgf.m)
    pi = 3,1415926

    Desta forma não precisa fazer conversões das unidades de cv para watt, nem kgf.m para N.m, nem rpm para Hz.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço a todos!
    1ª: Honda Bros 150 2010 (SuperMotard)
    2ª: Honda CB 300R 2012
    Atual: Dafra Apache RTR 2011

    Corram pelos seus sonhos! Ninguém vai correr por vocês!

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
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    Citação Postado originalmente por Myzatsuku Ver Post
    Peguei de um outro forum,achei que seria chato colocar,mas como cobrou...kkkk
    A ideia é legal, só não devemos nos acostumar com ctrl+c ctrl+v sem dar creditos.

    Eu costumo escrever uns artigos as vezes e da trapalho pra carvalho.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

 

 

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