Custom de baixa cilindrada não pegou aqui no Brasil. Repare que nenhuma das quatro marcas japonesas tem hoje custom pequena no seu line up.
E custom de alta cc é Harley, a única marca que interessa às pessoas que têm dinheiro. As demais marcas só marcam presença e insistem não sei por qual motivo, a Yamaha tem só a Midnight que é cara e deve vender próximo de nada, assim como as custom da Suzuki e Kawasaki. A Honda líder de mercado nem custom tem mais.
O consumidor brasileiro absorve bem esse marketing com apelo de modernidade, esportividade, potência, estilo agressivo e outras palavras bonitas e impactantes. Com o tempo a moda custom passou e acho que, fora Harley e agora Indian, o resto tende a desaparecer. Algumas grandes marcas estão apostando mais no estilo retrô como a Triumph, ou no estilo híbrido como a Honda com sua crossover NC. Se pensarmos bem na proposta da linha Boneville ou da NC 750, os potenciais consumidores desse tipo de moto são as pessoas que antes apreciavam as custom.
Eu sou um exemplo, eu sempre gostei de custom mas hoje eu compraria uma Boneville T120 e não compraria uma custom do mesmo preço que ela.
E digo mais: se a Yamaha voltasse a montar a Virago 250 aqui no Brasil (nos EUA ela ainda existe com o nome de V Star 250), eu não compraria, esse tipo de moto não me chama mais a atenção, só se eu tivesse 80 mil na mão para comprar uma HD das grandes, o resto, eu passo.

Responder com Citação

Vivendo e Aprendendo esse é o lema da vida...