Postado originalmente por
irai
A comparação da Fazer com a Next eu posso fazer bem, eu acho, já andei um bocadinho da Fazer do meu primo e um pouco em outras.
As primeiras diferenças entre as duas motos se notam antes mesmo de ligar, a altura delas é bem diferente, a Next é substancialmente mais alta (é mesmo bem alta para uma naked) e as pedaleiras são bem mais recuadas, a posição de pilotagem da Fazer é mais natural, enquanto a Next tem uma pegada mais esportiva.
Logo que se põem as duas em movimento as diferenças continuam, saindo da Next para a Fazer, a Yamaha parece até uma 150cc tamanha a leveza e maneabilidade, a Next é perceptivelmente mais pesada e esterça menos, mas ainda assim vai bem no transito urbano, a distribuição de peso é boa e o centro de massa é bem posicionado, assim mantém-se facilmente o equilíbrio nas manobras entre os carros.
Na estrada as coisas mudam de figura e a Next mostra suas maiores virtudes, a relação final é bem mais longa que na Fazer, e rodando à 120Km/h quando a Yamaha já está com o giro lá em cima, a Next ainda roda suave, e tem mais elasticidade para as ultrapassagens, superando com facilidade a velocidade final da Fazer, marquei com constância 10~15Km/h a mais de velocidade final. A Next também sofre menos com ventos laterais e é mais estável nas retas. Em trechos de curvas acentuadas a Fazer acaba se saindo melhor, é preciso inclinar menos a moto para fazer as curvas na mesma velocidade, e ela também copia melhor as irregularidades do asfalto nas curvas de alta, transmitindo mais segurança.
Em conforto temos alguns pontos à favor das duas motos, mas no geral a Fazer leva vantagem, por ter um banco mais confortável, tanto para rodar solo quanto com garupa (a garupa é um calcanhar de Aquiles da Next) e também por vibrar menos. A vantagem da Next está na 6ª marcha, que deixa o giro mais baixo e mantém o rodar muito suave até uns 120Km/h, quando a vibração pode começar a incomodar. As suspensões da Fazer também garantem um rodar mais macio em terreno acidentado.
Analisando os freios, a Next não deixa a desejar, ambos os freios são satisfatórios, com boa potência e modularidade, mas a Fazer está um passo adiante nesse quesito, a diferença não é muita, mas é impossível não notar a maior capacidade de frenagem da Yamaha.
Em termos de gastos as coisas mais ou menos se equivalem, a Next é, na média, uns 10% mais econômica, mas as peças da Fazer são mais fáceis de conseguir, embora a manutenção das duas com peças originais tenha um custo bem semelhante, com vantagem para a Dafra em algumas peças.
Se o uso for principalmente rodoviário e em percursos curtos, eu consideraria muito a compra da Next, ela leva boa vantagem sobre a Fazer nessa condição de uso. Para cidade ou percursos muito longos, a maneabilidade e o conforto da Fazer são ponto à considerar, e dependendo do gosto do condutor, a Yamaha pode acabar sendo mais interessante.
Deixemos a Inazuma e a Ninjinha para um outro papo, eu não conheço o suficiente as duas para coloca-las nesse mesmo comparativo.